Review Headset Gamer Plantronics RIG

Review Headset Gamer Plantronics RIG

Nos últimos anos, ter um grupo fixo para jogar em modo cooperativo com os amigos se tornou algo bem comum, e muita gente tem comprado fones com qualidade maior do que aquele que vem de bônus com o PS4.

O RIG é um fone estéreo em meio a um mar de fones para gamers com som surround. Mas isso não é exatemente um ponto negativo. Fones surround são bons, como o Astro A40 e A50, custam algumas centenas de dólares, e a solução com melhor custo-benefício é o Sony Gold Wireless, que tem uma qualidade de som ótima para o preço, mas mediana no geral. E, em qualidade de som, o RIG não decepciona.

plantronics rig

Estamos colocando ele junto dos fones surround por dois motivos: o primeiro é que, no fim das contas, um bom fone estéreo não tem tanta diferença para um surround que não seja de alta qualidade. O segundo é que o RIG destrói os outros fones estéreo para gamers que já testamos. O som é limpo e envolvente, com graves de impacto e agudos bonitos, um som vibrante, de modo geral, diferente daquela coisa abafada, que parece estar em uma lata, que costumamos ouvir em muito fone por aí.

Ele usa um mixer amplificador que não apenas dá um bom boost no som e possuí três modos de equalizações para escolher, como também tem funções extras. Você pode plugar um celular ou qualquer coisa que funcione com uma entrada 3,5mm para que o som dele passe para seu fone enquanto joga, e regular com o mixer o quanto você quer ouvir do jogo em relação à música do celular. Na verdade, qualquer som passa, então você pode até atender ligações do celular enquanto está jogando, há até um botão dedicado a isso no mixer.

Pelo tempo que usamos, o RIG se mostrou confortável por ser leve e não esquentar muito as orelhas. Mas se você tem orelhas meio grandes e gosta que o fone cubra elas totalmente, esqueça. O microfone é destacável, fica em uma boa posição e seu áudio é de boa qualidade.

O que pode ser problema para alguns é o fato de o RIG não ser wireless. Dependendo de como for a disposição do seu ambiente para jogar, um fone com fio não é a coisa mais prática. Preço também é um fator importante. Lá fora ele custa em torno de 80 dólares, um problema nos tempos de hoje. Por aqui ele custa cerca de 400 Reais, então acaba dando na mesma. É um preço que nem todos estão dispostos a pagar, mas o RIG é superior a qualquer um daqueles estéreos que usa áudio RCA. Se puder, use este fone com o cabo ótico para ter a qualidade de verdade, tudo que falamos aqui se baseia nessa configuração. Se você não consegue ficar sem ouvir música enquanto joga, ele deve ser melhor até que fones surround mais caros.

E sim, há fones estéreos bem melhores para o público “normal”, sem essas opções todas, mas achar um que funcione via entrada ótica e não tenha problemas de microfone com o PS4 não é tão fácil. Por isso, o Plantronics RIG é um produto bem recomendado nessa faixa de preço.

Thiago Vilasboas
Thiago Vilasboas
Provavelmente está jogando neste exato momento!