Professor de Harward associa gene chamado ‘Sonic Hedgehog’ a Coronavírus

David Sinclair, um professor da mundialmente conceituada Universidade Harvard, conseguiu anunciar aquele que pode ser o mais inusitado link entre os videogames e a pandemia de coronavírus. De acordo com Sinclair, o enfraquecimento do olfato pode ser um sintoma do COVID-19, que causa o silenciamento de um gene. Até aqui nada demais, se o professor não disse que esse gene se chama Sonic Hedgehog.

O gene com o nome do ouriço azul da SEGA aparece em um site oficial do governo para referenciar assuntos da genética. Confira o que definição do gene ouriço Sonic:

Gene SHH

O gene SHH fornece instruções para fazer uma proteína chamada Sonic Hedgehog. Essa proteína funciona como um sinal químico essencial para o desenvolvimento embrionário. O SHH desempenha um papel no crescimento celular, na especialização celular e na modelagem normal do corpo. Essa proteína é importante para o desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), olhos, membros e muitas outras partes do corpo.

O gene Sonic Hedgehog é necessário para o desenvolvimento da parte frontal do cérebro (cérebro anterior). Essa proteína de sinalização ajuda a estabelecer a linha que separa os lados direito e esquerdo do cérebro anterior (a linha média). Especificamente, o Sonic Hedgehog estabelece a linha média da parte inferior (superfície ventral) do prosencéfalo. Sonic Hedgehog e outras proteínas de sinalização são necessárias para formar as metades direita e esquerda (hemisférios) do cérebro.

Sonic Hedgehog também tem um papel importante na formação dos olhos. Durante o desenvolvimento inicial, as células que se desenvolvem nos olhos formam uma única estrutura chamada campo ocular. Essa estrutura está localizada no centro da face em desenvolvimento. A sinalização sônica do ouriço faz com que o campo ocular se separe em dois olhos distintos.

E para provar de vez que o batismo do gene foi de fato cravado por alguém fã do ouriço dos games e não se trata de mera coincidência, fica por fim a outra novidade (pelo menos para a maioria dos gamers): existe um inibidor do gene Sonic Hedgehog chamado Robotnikinin.

No momento desta postagem, ainda não há uma perspectiva de que a cura para o COVID-19 seja algo rápido de se encontrar.

O post Professor de Harward associa gene chamado ‘Sonic Hedgehog’ a Coronavírus apareceu primeiro em Observatório de Games.