Escolhendo um Videogame

Você é do tempo do Atari? Jogos com pontinhos para cima e para baixo, barulhinhos simples e não mais do que 256 cores? Concerteza quando conta sobre isso para as crianças de hoje em dia, elas dão risada!

É difícil para as novas gerações do mundo digital, dos números astronômicos de milhões de cores e bytes, acreditar que tudo já foi tão simples.

E alguns pais, ficam numa situação difícil na hora de escolher qual videogame comprar.

Vamos então tentar ajudar um pouco nessa decisão.

XBox 360

Os games da Microsoft tem alta definição de imagem e som 5.1, ou seja, cinco caixas de som para dar o ambiente e uma para a voz. Os jogos tem uma qualidade impressionante. A última melhoria do equipamento foi a chegada do Kinect, um sensor que possibilita jogar sem usar o controle/joystick. É empolgante poder se movimentar na frente da TV e ver o personagem que está na tela seguir os movimentos. Ainda são poucos os jogos com essa possibilidade, mas ela promete. O XBox tem capacidade de rodar DVDs, mas perde para o seu rival, o Playstation 3, da Sony, no item flexibilidade.

 

Playstation 3

O que acontece é que o PS3, como também é conhecido este console, roda blurays, ao passo que no XBox pode-se dar play em HD-DVDs, após a colocação de um software específico. O bluray é o formato de disco óptico da nova geração, e neste quesito o Playstation 3 sai na frente, já que roda os jogos em DVD do Playstation 2 e jogos em bluray. É um videogame e bluray player em um só aparelho, isso quer dizer que você também pode assistir a filmes em bluray, e ainda tem a possibilidade de se ter controle remoto, que pode ser comprado à parte.

 

Os dois equipamentos permitem que se jogue online com outras pessoas, inclusive com a possibilidade de conectar-se um fone com microfone para conversar com quem se está jogando. A PSN é serviço para se jogar online do Playstation 3 e é de graça, ja a LIVE, que é o serviço do XBox é pago, mas a qualidade do serviço da LIVE é de longe melhor que a PSN. Para colocar lenha na fogueira dessa briga, cada um de seu lado traz alguns jogos exclusivos. O X-box tem por exemplo os famosos Fable, jogo de ação onde o mocinho luta com dragões e outros monstros, e o Forza, jogo de corrida onde os carros são de um realismo de arrepiar. O Playstation 3 traz o conhecido God of War, na sua terceira edição, que parece um filme de tão cheio de detalhes. O som no Play 3 é outro capítulo à parte. São 7.1 canais de áudio, dois a mais que o XBox.

 

Wii

O console da Nintendo não entra na briga XBox versus PS3. Não tem imagem em alta definição, gráficos superelaborados nem som sofisticado. Os controles dele são mais simples e sem fio. A proposta do Wii é trazer mais saúde e integração para a família através de jogos onde é preciso ficar em pé e se movimentando para controlar a ação na tela. O Kinect do XBox 360, que falei acima, foi um duro golpe no console da Nintendo em relação à tecnologia, já que dispensa os controles, mas o Wii tem como defesa, além da maior quantidade de jogos, o preço. Ele pode custar metade de um XBox com Kinect.

 

Portáteis

Nintendo DS e PSP (playstation portátil) são os campeões desta categoria. Com eles, é possível se jogar online dentro do próprio ambiente.Possuo um DS e jogar uma partida de um jogo de luta contra outra pessoa que também tem um DS é bem bacana. A última novidade é o Nintendo 3DS, com jogos em 3D que dispensam o uso de óculos. Basta o jogador colocar o pequeno aparelho bem na sua frente para ver o jogo, literalmente, saltar da tela.