10 Jogos Com Presença Brasileira
Em Max Payne 3, produzido pela Rockstar, o Brasil é novamente cenário de um jogo de videogame.
Nosso País ja apareceu em vários cenários de jogos de luta, tendo algum personagem brasileiro ou até servindo de enredo, que é o caso de Max Payne 3.
O jogo chega ao mercado em 2012 trazendo o ex-policial Max Payne envelhecido, que vem para o Brasil como segurança particular de uma família em São Paulo, não, dessa vez o Rio de Janeiro não é o cenário.
O personagem entrará em favelas para enfrentar criminosos e traficantes, e o que não poderia faltar é a câmera lenta, que faz com que Payne ganhe tempo extra para desviar de balas e mirar de uma maneira mais eficaz.
Vamos então a lista dos 10 jogos de videogame onde o Brasil tem destaque:
Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
Na história, a tropa do exército norte-americano desembarca no Rio de Janeiro na perseguição pelo vilão do jogo. O jogador acaba então entrando em uma favela e é recebido a tiros pelos inimigos espalhados pelos barracos, os quais chegam a falar em português.
Street Fighter II (1991)
Um dos personagens mais conhecidos do jogo é o Blanka, um lutador brasileiro que tem uma aparência um pouco monstruosa, que de acordo com a produtora é porque ele foi criado na floresta após o avião em que estava cair no local. A habilidade elétrica que ele possue, aprendeu com as enguias da região (é eu sei, muito tosco!). O cenário dele é uma vila na Amazônia com uma cobra enrolada em uma árvore.
Street Fighter III (1999)
Um dos personagens neste game é Sean, que é descendente de japoneses e discipulo de Ken. Seu cenário no jogo é no porto de Santos. Já outro lutador é Oro, um mestre das artes marciais japonês de 140 anos que mora em uma caverna na Floresta Amazônica.
Ninja Gaiden (1988)
A fase final do jogo se passa em uma fortaleza localizada na Amazônia. Na história o jogador viaja pelos Estados Unidos e acaba no Brasil, enfrentando os inimigos para vingar a morte de seu pai.
Where in the World is Carmen Sandiego (1985)
O jogo para PC onde o jogador percorre o mundo atrás de pistas sobre onde está Carmen Sandiego, uma criminosa famosa. Entre as localidades está o Rio de Janeiro.
Counter-Strike (1999)
Talvez seja o jogo de tiro em primeira pessoa mais famoso de todos os tempos, tem um mapa criado por fãs que se passa em uma favela do Rio de Janeiro, o qual foi um dos motivos pelo o título chegar a ter venda proibida no Brasil.
Driver 2 (2000)
Jogo lançado para o Playstation 1 conta com uma das fases que se passa em uma versão genérica do Rio de Janeiro, com direito as praias e ao Cristo Redentor.
Shadowrun (2007)
Outro jogo de tiro em primeira pessoa se passa em uma cidade de Santos. A cidade serve apenas de inspiração para o enredo, que conta com grandes edifícios e favelas do local.
The King of Fighters 94 (1994)
Um jogo de luta famoso da SNK, onde o time dos brasileiros tinham Heidern, Ralf Jones e Clark Steel, porém nenhum nascido no Brasil. As brigas rolavam na Floresta Amazônica, cheia de árvores e um helicóptero acidentado.
H.A.W.X (2009)
Uma das paisagens dos combates aéreos do jogo da Ubisoft é o Rio de Janeiro, que em 2021 é atacada por rebeldes que lutam contra os Estados Unidos e países da América do Sul. A produtora utilizou mapas do RJ para recriar a cidade do jogo, dando para reconhecer vários pontos conhecidos como o estádio do Maracanã.